Departamento de Estudos – DES

“Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e difundir o gosto pelos estudos sérios. Esse curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípios, de fazer adeptos esclarecidos, capazes de espalhar as idéias espíritas e de desenvolver grande número de médiuns. Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas conseqüências.” ALLAN KARDEC (Obras Póstumas, “Projeto 1868”).

O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita –  ESDE é uma reunião privativa de grupos que visa ao estudo metódico, contínuo e sério do Espiritismo, com programação fundamentada na Codificação Espírita, constituída pelas cinco obras básicas de Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

O ESDE traz consequências bastante amplas para aqueles que o frequentam:

1)  facilita a reforma íntima;

2) garante a unidade de princípios em torno do estudo, facultando a compreensão e a assimilação corretas dos princípios doutrinários espíritas;

3) proporciona a propagação da Doutrina Espírita nas bases em que foi codificada;

4) favorece o desenvolvimento da fé raciocinada;

5) contribui para a formação de expositores mais bem preparados;

6) possibilita o entendimento do verdadeiro sentido da palavra caridade, induzindo à sua prática;

7) incentiva a participação de todos e propicia condições favoráveis para o desenvolvimento da criatividade, da colaboração e da responsabilidade.

*Imagem: internet

O EADE = Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita, é um estudo para aqueles que concluíram o ESDE e o EPM, e tem como objetivo a continuidade dos estudos no CE, porém com um aprofundamento nos temas já estudados anteriormente nos Estudos Sistematizados.