Assistência Social

       O Espiritismo, com Allan Kardec, traz nova luz à tarefa assistencial. Realçando a responsabilidade dos seus seguidores pelo preceito “Fora da caridade não há salvação”, fundamenta a prática da fraternidade no Evangelho do Cristo.

            No Brasil, muitos foram os espíritas cuja dedicação e amor, no campo assistencial, se transformaram em exemplo. Entre eles, destaca-se Adolfo Bezerra de Menezes  (1831–1900), apóstolo do Espiritismo. Como médico, dedicou-se, com grande desapego e amor, à assistência aos doentes e a todos que o procuravam, necessitados de auxílio.

            O Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita, abreviadamente DAPSE, é inteiramente fundamentado no Evangelho de Jesus e nos ensinos dos Espíritos superiores consubstanciados na Codificação Espírita. Suas características, seus objetivos, sua finalidade educativa e sua metodologia de ação assentam-se nessa base evangélico-doutrinária, formando um todo filosófico harmônico inspirado nos princípios da caridade cristã.

           “Ainda quando eu falasse todas as línguas dos homens e a língua dos próprios anjos, se eu não tiver caridade, serei como o bronze que soa e um címbalo que retine; ainda quando tivesse o dom de profecia, que penetrasse todos os mistérios, e tivesse perfeita ciência de todas as coisas; ainda quando tivesse toda a fé possível, até o ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, nada sou. E, quando houvesse distribuído os meus bens para alimentar os pobres e houvesse entregado meu corpo para ser queimado, se não tivesse caridade, tudo isso de nada me serviria. A caridade é paciente; é branda e benfazeja; a caridade não é injubilosa; não é temerária, nem precipitada; não se enche de orgulho; não é desdenhosa; não cuida de seus interesses; não se agasta, nem se azeda com coisa alguma; não suspeita mal; não se rejubila com a injustiça, mas se rejubila com a verdade; tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo sofre. Agora, estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade permanecem; mas, dentre elas, a mais excelente é a caridade. (Paulo, 1 a Epístola aos Coríntios, 13:1 a 7 e 13.)” (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XV, item 6.)

♥ HORÁRIO DE ATENDIMENTO:  

SEGUNDA-FEIRA  das 15 h às 17 h.

 

  “Quanto mais auxiliares aos outros, mais amplo auxílio recebeis da Vida Mais Alta!”                                                                                       

Bezerra de Menezes

*Imagem: internet