Banner
Início do Conteúdo Principal

Allan Kardec

Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804 - 1869), foi um educador e pesquisador francês, responsável por Codificar a Doutrina do Espiritismo. Desde jovem, era inclinado ao estudo das ciências e da filosofiaministrava cursos gratuitos de Química, Física, Anatomia e Astronomia, àqueles que possuíam poucos recursos. Escreveu obras voltadas à educação e ao esclarecimento das massas.

Pelo ano de 1855, passou a vivenciar experiências com os espíritos, se entregando a observações desse fenômeno, e adotando o pseudônimo, Allan Kardec

Enxergou o princípio de novas leis naturais que regem as relações entre o mundo visível e o mundo invisível. Demonstrou a realidade e prova da pluralidade das existências, já entrevisto por filósofos antigos e modernos, facultando ao homem saber donde vem e para onde vai

Suas principais obras espíritas são: O Livro dos Espíritos (1857), referente à parte filosófica; O Livro dos Médiuns (1861), relativo à parte experimental e científica; O Evangelho segundo o Espiritismo (1864), concernente à parte moral; O Céu e o Inferno (1865); A Gênese, os Milagres e as Predições (1868); A Revista Espírita, entre outros. 

Saiba Mais

Bezerra de Menezes

Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (1831 - 1900) foi um médico, escritor e intelectual que não se limitava ao conhecimento teórico. Reconhecido expoente da Doutrina Espírita e conhecido como “O Médico dos Pobres”, defendia a liberdade aos escravos e a inserção dos mesmos na sociedade por meio da educação.

Afirmava: “O médico verdadeiro é isto: não tem o direito de acabar a refeição, de escolher a hora, de inquirir se é longe ou perto… O que não acode por estar com visitas, por ter trabalhado e achar-se fatigado ou por ser alta à noite, mau o caminho e o tempo, ficar perto ou longe do morro; o que sobretudo pede um carro a quem não tem com que pagar a receita, ou diz a quem lhe chora à porta que procure outro – esse não é médico, é negociante da medicina, que trabalha para recolher capital e juros dos gastos da formatura.”

A vida e obra de Bezerra de Menezes se confundem com a própria história do Espiritismo no Brasil e da missão do País como Pátria do Evangelho. 

Saiba mais

Centro Espírita Bezerra de Menezes

Nossa casa é uma organização religiosa, sem fins lucrativos, que segue os princípios das obras de Allan Kardec, que constituem a codificação espírita.
Alguns objetivos da casa são:
I – O estudo, prática e a divulgação da Doutrina Espírita como Religião, Filosofia e Ciência;
II – A Evangelização da criança e do jovem;
III – A prática da caridade, como dever social e princípio da moral Cristã, e o respeito ao próximo;
 IV – O contínuo aperfeiçoamento doutrinário.

Saiba mais